No dia 03 de Junho aconteceu a 2º oficina do programa Gestar II.Dei início as atividades com a seguinte dinâmica, trabalhada durante o Programa de Formação Gestar II .
Dinâmica do barbante: Marcos Profissionais
· Dar nós no barbante indicando as marcas importantes da sua profissionalização, com fundo musical. Colar no caderno.
· Como me constituí o(a) professor(a) que sou hoje?
· Apresentar o marco mais significativo da trajetória.
Discussão: Percepção do professor em relação à língua
Objetivo: refletir sobre o papel do professor de Língua Portuguesa, sobre os aspectos que influenciam em sua prática docente, com vistas à aprendizagem da língua.
- Quem é o professor de Língua Portuguesa?
- Quais competências precisam ser inerentes a esse profissional?
- Quais os aspectos que dificultam o trabalho pedagógico do professor de Língua Portuguesa?
- Como esses entraves podem ser resolvidos?
- Quais elementos presentes na sociedade contribuem para o trabalho do professor de Língua Portuguesa na sala de aula?
- A Língua Portuguesa é interdisciplinar. Como essa interdisciplinaridade pode estar presente na organização do trabalho pedagógico do professor de Língua Portuguesa?
- O trabalho desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa pode ser fator que contribui para a inclusão ou exclusão social. Como o grupo percebe esta afirmação?
Fazer a socialização da discussão.
Após a dinâmica e das várias reflexões levantadas pelas perguntas dei início a uma discussão sobre gêneros textuais, através da apresentação de slides- "Gêneros textuais e tipos textuais- uma conversa que se inicia".Então debatemos a importância de estudar os gêneros na escola, a diferença entre gênero e tipos textuais.Mostrei alguns exemplos e analisamos alguns gêneros que já havia selecionado.Passamos então aos trabalhos com a TP3- identificamos o eixo temático, os objetivos de cada seção, discutimos as atividades que foram recebidas com entusiasmo pelos professores. Percebi a dificuldade em diferenciar gêneros textuais e tipos textuais e comentamos da importância de trabalhar os gêneros em sala de aula.Discutimos ainda o fato de muitos professores priorizarem a gramática descontextualizada em sala de aula e a grande dificuldade de escrita e leitura dos alunos.Então comentamos da necessidade de se trabalhar com vários gêneros textuais de forma criativa e prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário