"Todas as palavras tomadas literalmente são falsas. A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras. Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas. A atenção flutua: toca as palavras sem ser por elas enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza! Cuidado com o engano do óbvio! (Rubem Alves).
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Leituras e processos de escrita II / tp 6
Iniciamos o estudo desta tp assistindo e comentando o slide Intertextualidade de Maria Aparecida de Souza, debatemos sobre o objetivo maior de um texto publicitário(vender um produto ou uma ideia) e também sobre o ato de comunicação, que conscientemente ou não também tem a intenção de produzir alguma alteração no comportamento ou conhecimento do leitor / ouvinte -sempre que utilizamos a linguagem, estamos querendo convencer alguém de nossas ideias.Então analisamos alguns textos da unidade destacando a questão da tese e dos argumentos presentes nos textos.
Passei também um slide com os principais pontos da unidade:
tese;
argumentos;
argumentos baseados no senso comum;
argumentos baseados em provas concretas;
argumentos por ilustração;
argumentação por exemplo;
argumento de autoridade;
argumento por raciocínio lógico;
Fizemos a leitura do ampliando nossas referências e discutimos as questões propostas.Então passamos a análise da unidade 22 -Produção textual:planejamento e escrita.Lemos um texto da revista Nova Escola"Escrever de verdade" que discute como fazer o aluno produzir textos de qualidade.Segundo a autora os alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime as suas ideias.A produção textual baseada nos tipos textuais -narração,descrição e dissertação que por muito tempo,foram as bases nas propostas de escrita foi uma das principais responsáveis pela falta de proficiência entre estudantes. O trabalho baseado nas famosas redações escolares não garante o conhecimento necessário para produzir os textos que os alunos terão de escrever ao longo da vida.Para produzir um bom texto o primeiro passo é conhecer os diversos gêneros, uma boa aula é baseada na prática e no diálogo reflexivo e "cabe ao professor permitir que isso aconteça na prática.Para finalizar analisamos e selecionamos algumas atividades do AA6 para serem aplicadas no decorrer da semana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Poeminha do contra
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana
Sites interessantes-Vale a pena conferir !!!
- http://www.cienciamao.if.usp.br/index.php
- http://caldeiraodohuck.globo.com/Caldeirao/upload/soletrando.html
- http://www.cambito.com.br/tiras
- http://teachertube.com/
- http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/leitura/testes/livro-nacional.shtml
- http://www.moderna.com.br/arariba
- http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário