"Todas as palavras tomadas literalmente são falsas. A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras. Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas. A atenção flutua: toca as palavras sem ser por elas enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza! Cuidado com o engano do óbvio! (Rubem Alves).
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL :REVISÃO E EDIÇÃO / TP6
No dia 18 de novembro nos reunimos para mais um encontro do Gestar II. Iniciamos este encontro com uma socialização das atividades desenvolvidas durante a semana. As atividades do AA6 foram bastante trabalhadas (Identificar as marcas de argumentatividade dos textos e propagandas, os diferentes tipos de argumentos em textos verbais e não verbais ...) pois se encaixavam no projeto desenvolvido na escola que tem como tema Qualidade de vida. Logo em seguida passamos a análise das atividades da unidade 23 que trata do processo de produção textual: revisão e edição.Iniciei com o seguinte questionamento:Para que corrigir o texto do aluno?O que privilegiar na correção textual?Em que sentido a revisão textual é útil?Que estratégias didáticas você utilizaria para explorar os conteúdos gramaticais no texto?Como produzir um bom texto? ...)Foi um bom debate e concluímos que muitos são os fatores que interferem na produção de um texto coerente e coeso e que para produzir textos de qualidade, os alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem, qual é o gênero que melhor exprime suas idéias e que principalmente ele deve ler muito e revisar continuamente.Para aprofundar mais o assunto lemos um artigo da Revista Nova Escola que fala da importância da revisão do texto durante a sua produção, levando o aluno a analisar suas idéias e ajustá-la ao gênero que esta escrevendo, pois produzir um bom texto é um processo que envolve várias etapas, como planejar, escrever, revisar e reescrever.Em seguida passamos a analise das unidades da Tp ,enfocando a unidade 24-Literatura para adolescentes, desenvolvemos as atividades propostas pela seção e discutimos os Avançando na prática da unidade.A manhã foi bem proveitosa e descobrimos que existem boas formas de explorar a literatura na escola , desenvolvendo atividades capazes de despertar no aluno o interesse e o prazer de ler.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Poeminha do contra
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana
Sites interessantes-Vale a pena conferir !!!
- http://www.cienciamao.if.usp.br/index.php
- http://caldeiraodohuck.globo.com/Caldeirao/upload/soletrando.html
- http://www.cambito.com.br/tiras
- http://teachertube.com/
- http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/leitura/testes/livro-nacional.shtml
- http://www.moderna.com.br/arariba
- http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário