quarta-feira, 15 de julho de 2009

TP4 -LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA- UNIDADES 13 E 14

Neste dia iniciei com a leitura do texto As tarefas da educação de Rubens Alves.O que nos levou a refletir sobre o que estamos ensinando e a nos perguntar se muitas vezes não estamos trabalhando conteúdos sem sentido para o aluno."Fico a pensar: o que as escolas ensinam? Elas ensinam as ferramentas existentes ou a arte de pensar, chave para as ferramentas inexistentes? (....)Assim, diante da caixa de ferramentas, o professor tem de se perguntar: "Isso que estou ensinando é ferramenta para quê? De que forma pode ser usado? Em que aumenta a competência dos meus alunos para cada um viver a sua vida?". Se não houver resposta, pode estar certo de uma coisa: ferramenta não é.(...) Mas há uma outra caixa, na mão esquerda, a mão do coração. Essa caixa está cheia de coisas que não servem para nada. Inúteis. Lá estão um livro de poemas da Cecília Meireles, a "Valsinha" de Chico Buarque, um cheiro de jasmim, um quadro de Monet, um vento no rosto, uma sonata de Mozart, o riso de uma criança, um saco de bolas de gude... Coisas inúteis. E, no entanto, elas nos fazem sorrir. E não é para isso que se educa? Para que nossos filhos saibam sorrir? Na próxima vez, a gente abre a caixa dos brinquedos...(Rubens Alves) A partir da leitura do texto muitas reflexões surgiram, tais como: "Devo ensinar gramática e cumprir o plano de curso ou devo me preocupar mais com a leitura e a produção escrita? Se não ensino gramática eu corro o risco de ser tachado de que nada ensino ou que “enrolo” os meus alunos...A partir dessas questões comentamos sobre a necessidade de se trabalhar a gramática de forma contextualizada, explorando o texto e de que devemos priorizar "conceitos" como coesão, coerência, intertextualidade, intencionalidade, inferência e gêneros textuais e não simplesmente trabalhar a gramática de maneira solta, pois o texto precisa e deve ser significativo para o aluno. Comentamos ainda sobre a enorme insegurança do professor que enfrentam diversas dificuldades, muitas vezes desmotivado, com uma carga horária enorme e consequentemente sem tempo para preparar atividades atraentes e significativas para o aluno.Passamos então a análise da TP4.Primeiro lemos o texto Leitura, escrita e cultura de Silviane Bonaccorsi e conversamos sobre letramento. Lemos então o depoimento de Patativa do Assaré e o de Paulo Freire sobre as suas práticas de leitura. Analisamos o Avançando na prática das unidades 13 e 14 e então decidiu-se por aplicar duas atividades (Seção 1 página 31) -Observar o ambiente letrado e também a atividade da (seção 2 pagina 41)-Escolher uma festa local , neste caso, O Jantar Italiano que acontece todo ano no município no mês de agosto e trabalhar a partir dos materiais disponíveis(folders, fotos , observação da festa, reportagem..etc. Para finalizar o encontro assistimos o filme "Os Narradores de Javé" que traduz perfeitamente o tema da Tp estudada.O filme conta a história dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé que de um dia para o outro se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias ,então surge a necessidade de usar a escrita e eles passam então a realizar um trabalho de memória, evocando lembranças, imaginando um passado épico, com heróis forjados e requisitados pelos homens. Então debatemos as seguintes questões relativas ao filme: · O que significa fazer o “papel de escriba”? · Qual o papel do escriba naquela comunidade? · Analise os traços de oralidade daquela comunidade. · Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba. · Qual a relação entre oralidade e escrita? · Analise as práticas de letramento daquela comunidade. · Com você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme? · Em que atividades práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba. · Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita.

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Poeminha do contra

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana