quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tipos textuais/ 4ª oficina - tp3- unidades11 e 12

Neste dia iniciamos com a leitura do texto "A escola de vidro"de Ruth Rocha, o qual desencadeou várias reflexões sobre a prática em sala de aula.Discutimos sobre a importância da escola ser um lugar de convivência mútua e de aprendizagens significativas na vida do aluno, para que ele sinta-se integrante da mesma.Comentamos sobre a importância de atividades e metodologias criativas, que busquem o diálogo e a integração de conteúdos ao contexto que o aluno está inserido. Discutimos a importância de permitir que o aluno tenha pensamentos próprios e criatividade, caso contrário quando ele se ver fora da sala não saberá como agir , sentindo-se despreparado para o mundo, pois estará bitolado, sem opinião própria.Após os comentário foi feito um relato das atividades(Avançando na prática).Foram criadas Biografias de pessoas importantes na comunidades e também um "livro" de receitas.Segundo a professora as atividades foram prazeirosas e fáceis de serem desenvolvidas.Os textos ficaram muito bons e o objetivo foi atingido pela maioria.Para a realização da Biografia foi feito, pelos alunos, um pesquisa na Internet sobre escritores famosos.Cada aluno pesquisou um autor e apresentou a turma.Os textos foram analisados e então foi proposto que os alunos elaborassem a Biografia de uma pessoa importante da comunidade.Os alunos fizeram um questionário para facilitar a elaboração do futuro texto e marcaram a entrevista com a pessoa escolhida.Também foi criado um livrinho de receitas no qual a primeira parte do livro era composta por receitas de Família, passadas de geração em geração e a segunda parte com receitas "diferentes"(transposição de gênero):Um amigo ideal, A escola ideal, O namorado ideal ,Receita de Tristeza , entre outras( ver anexo).Para a realização deste trabalho foram analisados duas receitas .Uma simples, com o objetivo de ensinar a preparar um prato de comida e a a outra um paródia, um crítica social.Os alunos adoraram a atividade e produziram excelentes trabalhos.Passamos então a analisar as unidades 11 e 12 da TP que trabalham com Tipologias textuais.Então assistimos o slide "Gêneros e tipos textuais de Marcuschi , o qual clareou muitas dúvidas em relação ao assunto.Durante a realização das atividades destacamos a importância de se trabalhar com o aluno o tipo injuntivo e o preditivo, que apesar de serem pouco conhecidos são muito difundidos no nosso dia-a-dia e por isso da necessidade de mostrar para os alunos sequências tipológicas injuntivas e preditivas sempre que elas apareçam nos textos estudados ou lidos ou mesmo na interação em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poeminha do contra

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana