sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CAMINHADA DA LEITURA

Nessa semana dia realizei a Caminhada da leitura com meus alunos .Para motivá-los iniciei a aula com a leitura de um trecho sobre as práticas de leitura de Patativa de Assaré."Eu estudei só seis meses.Agora fui me valer do livro..."e também o depoimento de Paulo Freire: "Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa , a sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundoo maior de meus pais.O chão foi meu quadro ; gravetos , o meu gis..."(tp4/p.18) Li a biogragia dos autores e fizemos comentários sobre a importância da leitura em nossa vida.Li também algumas frases de autores famosos sobre leitura e então passamos a análise do artigo: Ler ou não ler, eis a questão(ver anexo) de Vivian whiteman.Na aula seguinte a turma foi dividida em grupos pequenos e partimos para a caminhada.Comentei sobre a importância de observarmos o ambiente letrado para entendermos nossa cultura escrita.Cada grupo iria colher informações sobre o ambiente letrado(rua, trânsito, igrejas, escolas, mensagens de caminhão,etc. ).As informações foram organizadas em cartazes e apresentadas para a turma observando as construções textuais, frases , termos utilizados, elementos verbais e não verbais e a pontuação. Os cartazes ficaram na sala para a apreciação e também para compor o ambiente letrado de sala de aula.Os alunos produziram também um painel de leitura com frases sobre Leitura produzidas por eles.Pude perceber que eles adoraram realizar a atividade e tudo transcorreu bem.Fiquei muito feliz, pois confesso que tive um pouquinho de medo em levá-los a passear pela cidade, tarefa nem sempre tão fácil, mas me surpreendi.Que bom ! É sempre bom descobrir que podemos mudar nossa rotina e fazer com que nossos alunos aprendam de uma maneira divertida e sintam-se felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poeminha do contra

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana