sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

AVALIAÇÃO FINAL

O Gestar 2 foi para mim um grande desafio,mas uma experiência enriquecedora.Aprendi muito, cresci emocionalmente e profissionalmente.Hoje olho para trás e me vejo totalmente diferente , mais preparada e segura de meu papel como educadora. Tive que enfrentar várias dificuldades para levar a diante o meu trabalho. Meu município é pequeno e tem apenas uma escola que oferece o ensino fundamental completo, portanto somos em apenas duas professoras de português. Eu como formadora e professora de inglês e minha colega que trabalha com o português. Mesmo assim iniciei os trabalhos com a professora Ângela,que após nosso primeiro encontro ficou encantada com o material e a metodologia . Marcamos nossos encontros para as quartas feiras - nosso dia de atividades. Foi o início de uma grande amizade, realizamos todas as etapas do curso, com a mesma motivação de que se estivéssemos em um grupo enorme.Claro que algumas atividades propostas pelas Tps tiveram que ser adaptadas a nossa realidade, mas mesmo assim fizemos o possível para por em prática as metodologias apreendidas. Minha colega Gabriela que anteriormente havia iniciado o curso , resolveu continuar com as aulas , mesmo sem poder por em prática as atividades e então ganhamos mais uma companheira de estudos.Nossa escola estava iniciando o trabalho com projetos e nesse ano escolhemos como tema “A escola e a família assumindo responsabilidades com o ambiente social”, tema escolhido com o objetivo de integrar comunidade e escola, para conseguir sanar problemas sérios que estávamos tendo , como a falta de responsabilidade com o ambiente escolar e uma maior participação da família na escola.Nossos planejamentos seriam , então baseados nesse tema e as atividades do Gestar chegaram para dinamizar nossas aulas e mudar nossa prática de ensino.No desenrolar das atividade pudemos perceber grandes mudanças, pois em meio a tantas pesquisas, produção de cartazes, apresentações, atividade orais e aulas mais dinâmicas,muitos de nossos alunos mudaram de atitude e se tornaram menos agressivos e mais participativos Percebemos também que através de novas metodologias de ensino é possível que o professor deixe de ser a única fonte de conhecimento do aluno e tornar-se um organizador, um mediador entre a turma e o conhecimento, aquele que incentiva a reflexão, a cooperação e a participação de todo nas atividades. Atividades essas que agora estavam mais bem planejadas ,diversificadas e inter-relacionadas com o que se pretendia alcançar. Através das atividades do Gestar percebemos nossos alunos mais organizados e assumindo responsabilidades.A leitura tornou-se a peça chave de nossa aulas, por isso o acervo da biblioteca foi aumentado e passamos a dedicar momentos da semana apenas para a leitura.Hora do conto,caminhada da leitura , dramatizações, leituras de vários gêneros textuais deixaram as aulas de português interessantes e esperadas pelos alunos. Conseguimos importantes realizações com o nosso projeto, claro que muitas coisas ainda precisam ser melhoradas, pois temos um índice muito alto de reprovação, mas a semente foi lançada e os frutos já começaram a ser colhidos.Temos um grande desafio pela frente, mas agora estamos mais preparadas e confiantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poeminha do contra

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana