"Todas as palavras tomadas literalmente são falsas. A verdade mora no silêncio que existe em volta das palavras. Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas. A atenção flutua: toca as palavras sem ser por elas enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza! Cuidado com o engano do óbvio! (Rubem Alves).
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Tp1 / Linguagem e cultura
Neste dia iniciamos com uma conversa sobre cultura.Fiz uma breve reflexão sobre o tema, enfatizando aspectos relacionados a Identidade e Diferença, crenças, comportamento, a questão da Crise de identidade " enfrentado pelo homem moderno. Para tal conversa me embasei nos estudos de Stuart hall e Zilá Bernd.Após passei o slide “Nada na língua é por acaso.Variação, mudança e ensino”,adaptação feita pela equipe do Gestar/Guarulhos.Conversamos sobre as variações lingüísticas, dialetos, registros , comentamos sobre o desprezo que muitas vezes é dado a língua falada e a supervalorização da língua escrita literária criando um modelo idealizado da língua.
Logo em seguida fizemos a socialização dos Avançando na Prática.Foi criado pelos alunos o "dicionário dos jovens" o qual foi trabalhado juntamente com as atividades do AAA1- A gíria e o dialeto popular.Também foi trabalhado com os alunos da 8ª série o Avançando na Prática da página 86- Autoavaliação.Momento em que os alunos puderam expor suas idéis e se auto avaliarem juntamente com o professor.Passamos então a análise da Tp.Discutimos o que é crônica e suas características,também fizemos o avançando na prática da página 86, momento que nos fez refletir sobre o nosso comportamento em sala de aula, pois muitas vezes sem perceber acabamos monopolizando a conversa não deixando nossos alunos falarem.Concluímos que as duas modalidades de língua- a oral e a escrita são igualmente importantes e devem ser trabalhadas na escola, o aluno precisa ouvir e falar , ler e escrever e devemos oferecer ao aluno exemplos de bons textos, orais e escritos.Através de nossa conversa percebemos que muitas vezes nos descuidamos com as atividades orais priorizando a escrita, um erro muito grande, pois não ensinamos nosso aluno a falar e consequentente ele não sabe escutar,não exercita a capacidade de ouvir , avaliar compreender e responder adequadamente ao que ouve.Finalizamos o encontro realizando as atividades propostas da oficina 1.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Poeminha do contra
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana
Sites interessantes-Vale a pena conferir !!!
- http://www.cienciamao.if.usp.br/index.php
- http://caldeiraodohuck.globo.com/Caldeirao/upload/soletrando.html
- http://www.cambito.com.br/tiras
- http://teachertube.com/
- http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/leitura/testes/livro-nacional.shtml
- http://www.moderna.com.br/arariba
- http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário