quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA- TP1

Iniciei este encontro passando um slide sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado , um dos repórteres fotográficos contemporâneos mais respeitados no mundo. Ele dedicou-se a fotografar as vidas dos deserdados do mundo. Seu trabalho está documentado em 10 livros e muitas exposições que lhe valeram a maioria dos prémios de fotografia em todo o mundo.A partir das fotos nos questionamos sobre o que é texto e porque trabalhar com o texto.Salientei a importância de trabalhar o texto verbal e o não verbal, criado por outras linguagens como a pintura, a fotografia, a música a mímica entre outros.Após a análise das fotos de Sebastião Salgado nos detemos na foto trabalhada na tp o que rendeu muitas discussões.Analisamos também os Avançando na prática das unidades e então assistimos o Slide Intertextualidade de Maria Aparecida de Sousa e conversamos sobre os vários tipos de intertextualidade :a paráfrase, a paródia , a citação, a epígrafe, a referência bibliográfica e a alusão.Debatemos a importância de trabalharmos a intertextualidades como os nossos alunos sempre levando em conta a experiência e a série da turma.Concluímos que O processo ensino/aprendizagem deve promover o desenvolvimento do indivíduo como um todo. o professor precisa desenvolver no aluno a capacidade de identificar um intertexto e mostrar que todo texto é o resultado de outros textos , oral ou escrito. Assim, a utilização da intertextualidade deve servir para o professor não só conscientizar os alunos quanto à existência desse recurso como também utilizar um modo mais criativo de verificar a capacidade dos alunos de relacionarem textos.Finalizamos o encontro com a oficina 2 que propunha a criação de um plano de aula com o texto A língua.Este será apresentado no próximo encontro.Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poeminha do contra

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana