sábado, 19 de dezembro de 2009

Análise Linguística e Análise Literária - Tp2

Iniciamos este encontro com a dinâmica Amigo .A partir da mensagem conversamos sobre a rotina da sala de aula ,a correria do dia a dia , os problemas cotidianos e o medo de tentar inovar e não dar certo e também do receio de ser criticado.Refletimos sobre a importância de transformar as dificuldades,a rotina em novidade,os problemas em desafio.Após esse momento nos questionamos sobre o trabalho com a gramática e quais as estratégias usadas no seu ensino.Lemos o texto de Millôr Fernandes A tinta de escrever e Osarta de Lygia Bojunga Nunes, o que nos levou a discutir que tipo de escolas estamos sendo, se estamos educando para a vida ou para o conformismo, sem crítica e originalidade.Debatemos a importância de que o aluno perceba que não existe apenas uma gramática de Língua Portuguesa- a gramática normativa,mas que há duas outras gramáticas, a internalizada e a descritiva.Prôpus então que observássemos algumas placas com problemas de ortografia e concordância , a discussão girou então sobre o papel da gramática internalizada e da importância do conhecimento progressivo da língua e o papel da leitura e produção de textos. Juntas analisamos os Avançando na prática das unidades e discutimos o conceito de frase e a distinção entre frase oração e período.Finalizamos encontro com a oficina 3, realizando as atividades propostas pelos textos Maria e Pedro na cova do vento e Quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poeminha do contra

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
Mario Quintana